Do latim aequilibriu, aequilíbria.
Os vários equilíbrios: o equilíbrio do corpo, o equilíbrio da mente, o equilíbrio perante a vida. Do corpo, a posição, postura e estabilidade; da mente, o equilíbrio emocional, a calma, a moderação, o controlo.
Equilíbrio é o estado em que os opostos encontram o seu balanço, em que um não é mais forte do que o outro. Na harmonia dos opostos descobrimos a beleza da forma.
A balança é o símbolo do equilíbrio.
O projecto: encontrar o balanço perfeito entre o corpo e a alma, representado pela elasticidade do corpo numa postura firme e confortável. Este ponto de equilíbrio perfeito encontra-se com a mente esvaziada da poluição dos pensamentos vários que se atropelam e nos desequilibram. O corpo físico é o reflexo da mente, é o veículo da consciência. O equilíbrio do corpo é conseguido através da meditação e observação constante da mente.
“A mente é como um lago cuja superfície é agitada por ondas mentais. Se queremos conhecer o Ser que se encontra no fundo, primeiro temos que abrandar essas ondas controlando a mente” – Swami Vishnu-Devananda